Quem somos



  A Casa de Parto David Capistrano Filho foi inaugurada no dia 08 de março de 2004 pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (Resolução SMS nº 971 25/03/2003 e resolução SMS nº 1041 11/02/2004).
   Luta constantemente para manter um espaço seguro e agradável para mulheres e famílias que queiram viver a gravidez de baixo risco de forma intensa, tendo por opção o parto natural, com um mínimo de intervenções, participação ativa da mulher, direito a escuta, manifestações verbais e corporais. Desde o primeiro contato tenta desconstruir o modelo medicalizado do parto na atualidade, trazendo em sua proposta um alicerce histórico da transformação do evento fisiológico, feminino e sexual para um evento controlado, cheio de rituais, normas e rotinas impostos pelo paradigma da subordinação e autoridade. É um modelo emancipador, polêmico e contra hegemônico, e por isso mesmo para poucos.
Contamos com uma equipe capacitada para o atendimento às gestantes de baixo risco, que more na área de abrangência da Casa de Parto e atendam a alguns critérios:
* Idade gestacional até a 28ª semana de gestação, tendo resultado dos exames específicos do pré-natal, 
* Não tenham filhos que nasceram por cesárea, 
* Não tenham sido submetida a nenhuma cirurgia uterina,
* Que não apresentem qualquer problema de saúde (pressão alta, diabetes, bronquite, asma, uso de medicação controlada e outros a serem avaliados), 
* E, principalmente tenham o desejo de parir de parto natural.
 Nossa equipe é composta de Enfermeiras Obstétricas, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, Nutricionista e Assistente Social. Não existem médicos na Casa de Parto.
 Nossa equipe é capacitada tecnicamente e tem amparo legal (lei do exercício profissional 7498/86) para acompanhar o Pré-Natal, o Parto e o Pós-Parto de mães e bebês de baixo risco. Temos unidades de referência para encaminhamentos que se façam necessários e o Hospital Mariska Ribeiro, nossa principal referência fica a sete kilômetros de distância da Casa de Parto. Em nosso pátio permanece uma ambulância durante as 24 horas para as remoções de urgência.
 É importante salientar, que para ser acolhida pela Casa, a gestante participe inicialmente do grupo de Acolhimento, onde receberá as informações sobre: a proposta da Casa de Parto; os profissionais que trabalham na unidade; os exames a serem realizados; a participação nas oficinas; a presença do acompanhante em todo processo, o Plano de Parto (que é a idealização de como será o seu parto), as consultas individuais e o seguimento após o parto.
       Após esse primeiro contato, caso a gestante queira ser inserida na Casa ela é matriculada no Pré-Natal e agendada sua primeira consulta individual. Como condição para parir na unidade é necessário ter realizado o Pré-Natal na Casa de Parto e participado das Oficinas, que são verdadeiros preparatórios para o Parto Natural. Nestas oficinas, a mulher é trabalhada em sua parte corporal, seus conceitos sobre as modificações do organismo, transformações sociais, amamentação, trabalho de parto e parto e cuidados com o bebê, isto tudo através de dramatizações, vídeos, gincanas, dinâmicas diversas. É estimulada a participação do acompanhante, visando o fortalecimento das relações pessoais e familiares e, o preparo para o acompanhamento do trabalho de parto e parto e futuramente o desenvolvimento da criança.
        Temos tido experiências singulares, nestes doze anos de existência. Enquanto profissionais, vivemos intensamente a possibilidade de oferecer o que a mulher que dará a luz escolher para aquele momento, quer seja a privacidade de parir sozinha com seus instintos mais primitivos, com aroma, música, massagem, água morna, de cócoras, de lado, em pé, na água, em quatro apoios, enfim deixar que realmente esse corpo fale e assuma a posição mais confortável e adequada para aquele momento.
      Enquanto acompanhantes e observadores do processo de mudança é prazeroso perceber que muito pode ser feito, utilizando recursos disponíveis e na maioria das vezes de pouca complexidade, porém com resultados de excelência para a clientela que nos procura.
      Ressaltaremos alguns dados que podem caracterizar o perfil da clientela atendida pela Casa de Parto:
  •  100% das parturientes tiveram acompanhantes durante o trabalho de parto e parto, e estes foram escolhidos por elas. Este dado exprime o respeito à vontade da cliente.
  •  A posição lateral foi a que mais se destacou no momento do parto, este dado retrata a possibilidade da mulher parir em posições mais fisiológicas e não tradicionais.
  • A taxa de episiotomia é 0%, este dado demonstra a preocupação dos profissionais na preservação perineal e atuar com a menor intervenção possível.
  • O índice de Apgar (importante na avaliação da asfixia neonatal) no 5º minuto de todos os bebês se encontra entre oito e dez, traduzindo as condições de vitalidade dos bebês nascidos na Casa de Parto.
  • Nossas maiores transferências acontecem ainda no Pré-Natal, e tem como maior causa, o aumento dos níveis tensionais. Estes dados são importantes na discussão da prevenção da mortalidade materna e neonatal.
    
  Oferece um pré-natal diferenciado, tanto no cuidado quanto na abordagem.Tem uma estrutura física peculiar que muito lembra nossas residências. 

   Venha nos conhecer!


Acreditamos que pode se mudar a maneira de nascer.


  

Nosso endereço: Av.Pontalina  s/n º - Realengo
Tel: (21) 3462-5593 – CEP: 21710-120 – Rio de Janeiro

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Laranjeiras do Sul, S/N - Magalhães Bastos

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3111-7602 | (21) 3111-7605